Todos os dias ao acordar, tomar banho, escovar os cabelos ou conforme vamos envelhecendo, é possível perceber a queda de cabelos e isso é totalmente natural, já que diariamente podemos perder até 100 fios. Então, como saber se a queda é normal ou não? A queda de cabelo repentina pode ter muitas causas. Por isso, é importante olhar com cuidado para algumas questões em seu dia a dia para entender como melhorar essa situação.
É o que você confere neste texto.
Motivos para queda de cabelo repentina
A queda de cabelo é uma das consequências de doenças, alterações hormonais, metabólicas, além de estresse e exposição a agentes que agridem os fios todos os dias. Ao compreender os motivos da queda, com a ajuda de um profissional, é possível reparar os danos.
Acompanhe os principais motivos para a queda de cabelo repentina.
Excesso de estresse e ansiedade
O sistema nervoso, imunológico e endocrinológico são interligados. Por conta do estresse ou ansiedade, existe um aumento de cortisol, hormônio conhecido por alterar o metabolismo de algumas glândulas do corpo.
Após uma exposição a um estresse pós-traumático, por exemplo, o ciclo dos fios se altera, causando a perda de cabelos. Nesses casos, o cabelo volta a crescer naturalmente depois de um tempo, mas existem tratamentos para a doença, principalmente se ela tem se mostrado longa.
Remédios para estresse, ansiedade ou depressão também podem causar a perda dos fios. Estresse pode não ser a principal causa da perda dos fios, mas se não tratado, pode agravar a situação. Por isso, é importante cuidar da sua saúde mental e ter uma melhor qualidade de vida, para evitar tanto a perda de cabelo quanto problemas mais graves.
Menopausa ou andropausa
Muitas mulheres sofrem com a queda de cabelo. Isso se dá por conta de várias alterações hormonais, quanto a estresse, doenças ou má alimentação.
No período da menopausa é muito comum a mulher começar a perder os seus fios. Essas mudanças hormonais afetam o ciclo do cabelo, por conta da falta de produção do estrógeno. Nesse caso é importante consultar o ginecologista, caso haja a necessidade de reposição hormonal.
No caso dos homens, além da alopecia androgenética, que pode causar calvície desde cedo, existe a famosa andropausa, que é quando há a diminuição da produção de testosterona, provocando assim uma mudança hormonal que faz com que os cabelos caiam mais frequentemente. Por isso, procurar um endocrinologista é a melhor opção para saber quais os melhores tratamentos tanto para a andropausa quanto para a queda de cabelo.
Anemia
A anemia é outra causa comum da alopecia. Uma alimentação ruim, ou uma má absorção de nutrientes do próprio organismo, pode causar um quadro de anemia, fazendo com que seus cabelos caiam de forma excessiva.
Por causa da falta de ferro, existe a falta de oxigênio nos bulbos pilosos do couro cabeludo, levando à queda de cabelo. Isso se dá devido a queda na concentração de hemoglobina, proteína presente nas células do sangue, responsáveis por transportar oxigênio.
Por isso é de extrema importância procurar um médico especialista para avaliar a necessidade de utilizar suplementação, além de ter uma alimentação rica em ferro.
Uso de produtos químicos
Para evitar a queda de cabelo repentina, é preciso ter alguns cuidados diários. Usar produtos específicos para as características do seu cabelo, controlando oleosidade, sebo, e qualquer impurezas que possam prejudicar os folículos capilares.
Procedimentos químicos sempre agridem muito o cabelo, causando a famosa alopecia traumática, tornando os fios fracos, quebradiços e opacos. Evitar fazer com certa frequência procedimentos como alisamento, coloração, escovas progressivas, ajudam na qualidade dos fios. Caso haja a necessidade do uso de produtos químicos, é importante sempre manter uma rotina de hidratação nos cabelos, evitando assim a queda de cabelo repentina.
Alopecia areata
Já percebeu alguém com círculos pelados no couro cabeludo, barba, ou em outras partes do corpo? A alopecia areata é uma doença inflamatória que lesa o folículo piloso, gerando falhas arredondadas na área afetada.
Normalmente é uma reação do sistema imunológico a altos níveis de estresse contínuo. Nessa situação, o cabelo volta a crescer depois de um certo período, mas é possível fazer uso de tratamentos para acelerar o processo. E o mais importante nesse caso, é cuidar da sua saúde mental.
Problemas intestinais
Devido a inflamações crônicas, o aparelho digestivo não consegue absorver substâncias que ajudam a manter os fios saudáveis. Algumas doenças como Crohn e colite ulcerativa, por exemplo, são causas para a perda de cabelo repentina.
Em alguns casos, até os remédios para o tratamento dessas doenças podem causar a queda de cabelo. É importante uma avaliação médica para saber qual o melhor tratamento, além de uma alimentação rica em zinco, cobre e proteínas.
Doença renal crônica
Náusea, dor de cabeça, inchaço e cãibras, além desses sintomas, a calvície também aparece em pacientes da doença. Quando os rins param de filtrar o sangue corretamente, o organismo se desregula, prejudicando o acesso dos nutrientes aos bulbos capilares, responsáveis pelo crescimento do cabelo.
Ovário policístico
Uma alteração hormonal comum nas mulheres que faz com que o organismo produza mais hormônio masculino, assim como os homens sofrem com a alopecia androgenética por conta da alta taxa de testosterona. É estimado que 20% das mulheres sofram dessa alteração hormonal na fase reprodutiva.
Procure um especialista e realize o tratamento mais adequado para o seu caso
Acompanhamento psicológico, acompanhamento com nutricionista? Alimentação balanceada, exercícios físicos, utilização de produtos naturais ou tratamentos específicos para alopecias? Por onde começar? Como você viu, as causas para a queda de cabelo repentina podem ser muitas. Por isso, é extremamente importante a procura por um médico especialista, para que seja feito o diagnóstico correto para cada situação.
Crédito da imagem: Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com