Você sabia que a queda de cabelo é algo natural? A queda de cabelo é natural até 100 fios por dia, mas se você acha que está perdendo cabelo em excesso, é bom procurar um especialista. A calvície afeta tanto os homens quanto as mulheres, e as causas podem ser muitas. Genética, mudanças hormonais, pós parto, estresse, remédios, alimentação, mas fique tranquilo, o CTC vai te ajudar a entender os melhores tratamentos para a queda de cabelo.
Tratamento para queda de cabelo com alimentação adequada
A má alimentação é uma das causas da queda de cabelo em excesso. Ao se alimentar mal, o seu organismo sofre com deficiências de certos nutrientes que são essenciais e podem fragilizar o seu cabelo.Também é possível que o seu corpo não absorva de forma correta os nutrientes das vitaminas causando anemia, que é a falta de ferro no organismo.
Normalmente a falta de vitaminas A, B, C e D, assim como a falta de magnésio, ferro e zinco são causadores da queda de cabelo em excesso. Existe também a suplementação exagerada dos complexos de vitamina A e B que também podem causar a perda de cabelo.
Confira os principais alimentos para prevenir a queda de cabelo:
- Carnes e ovos: contém ferro e ajuda na oxigenação do bulbo capilar.
- Frutas cítricas: são ricas em vitamina C.
- Arroz, feijão, lentilhas: possuem proteínas que formam o colágeno e a queratina.
- Leite e derivados: por serem ricos em cálcio, ajudam na vitalidade do cabelo evitando que fiquem quebradiços e opacos.
- Sementes oleaginosas: amendoim, castanha-do-pará, nozes, amêndoa, são fontes de vitaminas E, B, além de minerais como potássio, manganês, zinco, ferro, cobre e selênio.
- Frutos do mar: ricos em magnésio, ajudam na formação de proteínas essenciais que fortalecem os fios.
- Vegetais coloridos: são ricos em inúmeros nutrientes para o cuidado dos fios.
Tratamento para queda de cabelo com transplante capilar
O transplante capilar é uma das técnicas mais procuradas por quem sofre de alopecia androgenética, ou seja, a calvície hereditária. A técnica consiste na transferência de folículos pilosos, que são os grandes responsáveis pelo crescimento dos fios, para as áreas sem cabelo. As duas principais técnicas de transplante capilar são conhecidas como FUE (Follicular Unit Extraction) e FUT (Follicular Unit Transplantation).
No caso do transplante FUE, o tratamento consiste em retirar uma unidade folicular de cada vez da área doadora. Após a remoção dessas unidades é preciso esperar a cicatrização antes de continuar o procedimento.
O processo de recolocação segue as características naturais do cabelo, como densidade e angulação natural. Nesse processo também é possível utilizar pelos de outras partes do corpo para a complementação e melhor resultado.
Já no transplante FUT, o procedimento consiste em retirar uma faixa de cabelo da área doadora, sendo possível transplantar grandes quantidades de fios por sessão, tendo resultado mais rápido e em menos sessões.
Após o transplante capilar, os resultados aparecem dentro de até 1 ano, de forma natural e seguindo as características do cabelo.
Uso de medicamentos: Minoxidil e Finasterida
O minoxidil e a finasterida são com certeza os medicamentos mais usados para a queda de cabelo, mas eles não podem ser usados por todo mundo. O ideal é você procurar um especialista para saber qual o melhor tratamento para a queda dos fios antes de seguir comprando algum medicamento por aí. E caso algum especialista tenha receitado essas medicações para você, é ideal que você saiba como elas funcionam. Então preste atenção.
Minoxidil
Esse medicamento estimula a neovascularização do local onde o tônico é aplicado, ajudando na formação de novos fios.
No começo do tratamento, é muito comum que haja quedas dos fios. Essa reação é comum, pois o tratamento altera o ciclo natural de crescimento dos fios. Os resultados começam a aparecer de 2 a 5 meses.
A ação do Minoxidil é apenas nos fios novos. Caso você interrompa o uso do medicamento, os próximos fios ficarão mais fracos. O uso do Minoxidil é contra indicado para grávidas ou que estão amamentando, pessoas acima de 50 anos, pessoas com pressão baixa e pessoas abaixo de 18 anos.
Finasterida
Originalmente essa medicação foi para para combater a hiperplasia prostática benigna, porém pacientes notaram o aumento de pelos indicando melhora no aspecto e no volume.
Hoje é indicado para tratamento da calvície, pois bloqueia a ação da enzima 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), que é o hormônio relacionado ao enfraquecimento dos fios.
Essa medicação tem algumas contraindicações:
- No caso de mulheres grávidas, o ativo pode causar má formação do feto.
- No caso de homens, existe a possibilidade de causar disfunção sexual ou queda na libido.
A finasterida é de uso contínuo, pois ao deixar de utilizá-lo, o corpo começa a transformar a testosterona em DHT novamente, onde os fios começam a enfraquecer e cair.
Cuidados com o cabelo
Além dos tratamentos para queda de cabelo, existem alguns cuidados diários que você deve realizar e que irão ajudar a prevenir a queda excessiva dos fios.
- Utilizar shampoos e cremes indicados para o seu tipo de cabelo ajuda a controlar a oleosidade e o sebo.
- Evite lavar o cabelo à noite, ou se lavar, usar o secador para evitar que fungos se reproduzam no couro cabeludo por conta da umidade.
- Evite lavar o cabelo em água muito quente.
- Evite prender o cabelo molhado.
- Evite o uso excessivo de chapinhas, secador, e procedimentos químicos. Essas ações tornam o cabelo mais quebradiço.
- Penteados apertados como coques e rabos de cabelo também podem causar a conhecida alopecia traumática, por conta da retração dos fios.
- E como já falamos muito por aqui, o cuidado com a alimentação é importante para a absorção de nutrientes. Dê preferência para alimentos ricos em proteínas, sais minerais, vegetais, frutas, grãos integrais e oleaginosas. Esses alimentos ajudam na saúde dos fios.
- E principalmente, é importante cuidar da sua saúde física e mental. Ao fazer exercícios físicos, a endorfina ajuda na diminuição do estresse, o que previne a queda de cabelo. Por isso, é importante prestar atenção ao seu estilo de vida, alimentação e principalmente aos cuidados que você tem com seus cabelos.
Caso esteja sofrendo com a queda excessiva dos seus fios, procure um médico especialista para saber a causa e qual o melhor tratamento para a queda de cabelo.
Crédito da imagem: Médico foto criado por freepik – br.freepik.com