Quando o assunto é calvície, a finasterida é um dos tratamentos mais populares do mercado. Só que o medicamente, apesar de ser muito eficiente em combater a queda de cabelo, não é uma unanimidade entre os especialistas. Por quê? Algumas pessoas que usam apresentam, como efeito colateral, queda na libido. Hoje vamos explicar como a finasterida funciona, esclarecendo os fatos e mitos em torno dela.
1# PARA QUEM A FINASTERIDA É INDICADA?
A finasterida é recomendada para o tratamento de alopécia androgenética, que é conhecida popularmente como calvície. Trata-se de um problema hereditário, acentuado por questões hormonais, em que há uma perda acentuada de cabelo na área frontal e na região superior do couro cabeludo.
2# COMO A FINASTERIDA AGE EM NOSSO COURO CABELUDO?
Quando você tem tendência genética de calvície, a testosterona é impactada pela ação da enzima 5-alfa-redutase na área do couro cabeludo. Como consequência, ela é transformada em di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio que é nocivo para os nossos folículos capilares, levando à queda dos fios. Onde a finasterida age nessa história? Ela bloqueia a atividade da 5-alfa-redutase, impedindo assim que a calvície evolua.
3# MULHERES PODEM USAR FINASTERIDA?
A finasterida é usada, tradicionalmente, pelos homens. Por quê? Trata-se de um ativo que pode alterar a formação do feto, em caso de gravidez. Por isso mulheres em idade fértil devem evitar o uso. Mas quando estão na menopausa, aí o médico pode recomendar o tratamento.
4# A FINASTERIDA CAUSA DISFUNÇÕES SEXUAIS?
Uma grande preocupação que as pessoas têm em relação à finasterida é a possibilidade do medicamente causar disfunção sexual. Esse perigo realmente existe, mas menos de 2% dos seus usuários apresentam queda na libido ou disfunção erétil. Em geral, basta interromper o tratamento para a questão se normalizar. Mas há relatos de homens que continuaram tendo dificuldades com a ereção mesmo depois de parar com a finasterida. É raro? Sim. Mas o risco existe.
ONDE POSSO SABER MAIS SOBRE O TRATAMENTO?
Aqui no CTC temos uma equipe especializada em alopecia, preparada para atender os mais diversos casos de queda capilar, com tratamentos de última tecnologia. Quer saber se você deve ou não usar finasterida? Acesse este link para agendar sua consulta.