Fios bonitos estão associados à saúde e vigor e contribuem para a autoestima das pessoas. Além de doenças, disfunções hormonais, genética, má-alimentação, uso de certos remédios, depressão, uso de anticoncepcionais e do excesso de estresse, as madeixas também estão expostas a diversos agentes que agridem os fios diariamente, tais como exposição solar, poluição, procedimentos químicos (tais como alisamento progressivo e coloração), processos mecânicos (como secador, chapinha, babyliss) e excesso de calor e umidade.
Se você está com queda de cabelo e repara que ele cai no banho, se acumula na escova, na casa e no travesseiro, é preciso descobrir a causa da queda, pois só assim você poderá escolher tratamentos que surtem efeito para o seu caso. Mesmo assim, é possível tomar alguns cuidados para reparar danos e resolver problemas relacionados aos cabelos por meio de tratamentos naturais. Só saiba que eles são mais eficientes para a prevenção do problema do que para o tratamento, e mesmo assim os efeitos não são imediatos – os tratamentos devem ser seguidos por pelo menos três meses para que se note algum benefício.
O óleo de coco é um coringa nos cuidados de beleza, pois pode ser usado nos cabelos, no rosto, nos lábios, no corpo e até nas unhas. A vantagem é que ele não contém aditivos químicos indesejados como a maioria dos cosméticos convencionais.
Esse óleo age no fortalecimento e nutrição dos fios, pois possui ácido láurico, ácido cáprico e outros ácidos graxos essenciais que se ligam às proteínas no cabelo, protegendo os fios de quebrarem, dando espessura, elasticidade, maciez e brilho. Também contém antioxidantes, ferro e vitaminas E, K, que impulsionam o crescimento dos fios. Como possui propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas, se aplicado no couro cabeludo é capaz de prevenir a caspa e piolhos.
Se o óleo estiver sólido, derreta antes de aplicar. O óleo de coco pode ser usado de várias formas, veja algumas:
– Para hidratar o couro cabeludo: nesse caso você deve aplicar no couro cabeludo e massagear por alguns minutos, pois isso ativa a circulação e previne a queda de cabelo. Deixe agir por uma hora e em seguida lave os fios normalmente.
– Para hidratar profundamente os fios: aplique cerca de duas colheres de sopa em todo o comprimento até as pontas, massageie e enrole o cabelo em uma touca. Deixe agir por meia hora e em seguida lave os cabelos normalmente. Para potencializar os efeitos você pode aplicar logo em seguida uma outra máscara capilar.
– Para hidratação diária: acrescente umas gotinhas de óleo no seu condicionador para potencializar a hidratação, ou até no seu shampoo, se notar que ele resseca as madeixas.
– Para pontas duplas ou ressecadas: passe uma pequena quantidade de óleo de coco nas pontas antes de dormir e deixe agir durante a noite. Pela manhã, lave os cabelos normalmente.
A babosa, cujo nome científico é aloe vera, também é um produto bastante versátil, pois pode ser usado na pele e nos cabelos como hidratante, calmante, anticaspa e antioleosidade. Por ser anti-inflamatória é um bom remédio para acne, queimaduras e cicatrizes. Como é um gel, pode ser veículo para partículas esfoliantes.
Conhecida pelas civilizações antigas como os egípcios e gregos, ela aparece até mesmo citações na Bíblia, sendo fácil de plantar em casa e de cuidar. O gel fica dentro de suas folhas grossas, e é ele que contém os princípios ativos que cuidam dos cabelos. A babosa é eficiente para limpar o sebo que se deposita nos folículos capilares, o que ajuda os fios a crescerem. Além disso, esse gel regenera e nutre os fios, deixando-os mais macios e brilhantes. A babosa ainda pode ser utilizada para acalmar o couro cabeludo irritado e para tratar caspa.
O gel de babosa pode ser usado de várias formas, veja algumas:
– Como esfoliante para o couro cabeludo: misture 2 colheres de sopa de gel de babosa com uma colher de sopa de açúcar demerara em um recipiente. Divida o cabelo em duas partes e aplique o creme em todo o couro cabeludo, massageando delicadamente por alguns minutos. Coloque o cabelo em uma touca e deixe agir por 10 minutos, depois lave normalmente.
– Como hidratante para os fios: derreta 3 colheres de sopa de óleo de coco e junte com 3 colheres de gel de babosa. Bata bem e aplique nos cabelos úmidos. Envolva os cabelos em uma touca e deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar.
– Como spray para evitar o frizz: misture meia xícara do gel de babosa com meia xícara de água pura e coloque em um frasco de spray. Borrife nos cabelos secos ao longo do dia para mantê-los lisos. Como não há conservante, o conteúdo deve ser descartado ao final do dia.
O vinagre de maçã é conhecidamente rico em aminoácidos, vitaminas A e B e minerais, além de ácidos orgânicos (tais como málico, cítrico, láctico e oxálico). Além de ser ótimo para a saúde se ingerido, também funciona como tratamento para pele e cabelos. O vinagre de maçã ajuda a selar as cutículas dos fios, melhorando o frizz, além de regular o pH do couro cabeludo. Quando combinado com óleo essencial de sálvia, os efeitos são melhores, pois a sálvia tem propriedades regenerativas e estimula o nascimento de cabelos novos, além de controlar a produção de sebo e assim combater oleosidade e caspa.
Veja como usar: misture 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico e 2 gotas de óleo essencial de sálvia em 300 ml de água filtrada. Coloque em um pote em spray, e passe nos cabelos depois de lavados e condicionados. Massageie bem no couro cabeludo e nos fios e enxágue.
As argilas são coletadas diretamente do solo, resultando da mistura de elementos como derivados do alumínio, silicatos e hidróxidos coloidais, e possuem ferro, potássio, boro, alumínio, enxofre e cálcio. Podem ser utilizadas no rosto, no corpo e nos cabelos, pois possuem propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, purificantes, adstringentes, remineralizantes e antissépticas.
As argilas agem como um agente desintoxicante do couro cabeludo, desentupindo os poros e eliminando as impurezas, o que aumenta a velocidade do crescimento dos fios. Elas também possuem minerais nutritivos para o couro cabeludo e o cabelo. A argila branca, verde e preta são as mais indicadas para os fios – a branca é mais leve e suave, indicada para cabelos normais, já a verde e a preta são indicadas para excesso de oleosidade e caspa.
Seu uso é simples: coloque a argila escolhida em um recipiente (desde que não seja de metal), e acrescente água filtrada ou fervida até formar uma pasta de consistência leve que não seja muito líquida, nem muito grossa. Passe no couro cabeludo com os cabelos secos com a ajuda de um pincel de plástico, deixe agir por 20 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente.
O chá verde é extraído da planta Camellia sinensis, é bebido pelos orientais há milênios e é famoso por possuir alta concentração de antioxidantes. Ele é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas (B1, B2, C, E, K). É bom para diminuir o colesterol ruim, fortalecer as artérias e veias, prevenindo doenças cardíacas e circulatórias. Quando aplicado no cabelo, ele ajuda a regular a oleosidade e caspa, e também tem ação no crescimento dos fios, já que é cheio de antioxidantes que combatem os radicais livres.
O modo de usar é bem simples: esquente água e deixe o chá em infusão por alguns minutos. Faça pelo menos 100 ml de um chá verde bem forte, coloque em um borrifador e passe em todo couro cabeludo, massageando por alguns minutos. Deixe agir por 10 minutos e lave os cabelos normalmente.
O abacate é uma fruta que contém antioxidantes, aminoácidos, vitaminas C, E e K e minerais como potássio e magnésio que são benéficos para a saúde em geral, e que contribuem para o crescimento saudável do cabelo. Como é rico em gorduras boas (possui ômega-3), nutre e hidrata os cabelos secos e danificados, tornando os fios mais maleáveis e fortes.
Para fazer uma máscara caseira fortalecedora, você vai usar 1 pedaço de abacate, 1 gema de ovo, 1 colher de sopa de óleo vegetal, 1 tampinha de pantenol, 1 colher de sopa de aloe vera, 4 gotas de óleo essencial de alecrim e 4 gotas de óleo essencial de hortelã. Bote o abacate e a gema do ovo em um liquidificador ou mixer e bata até obter um creme uniforme. Troque de recipiente e adicione o resto dos ingredientes. Espalhe essa mistura em todo couro cabeludo e em todos os fios. Enrole o cabelo em uma toca e deixe agir por 30 minutos. Enxágue e lave o cabelo como de costume.
O uso de óleos essenciais, ou aromaterapia, é um método que utiliza óleos essenciais e vegetais para auxiliar na cura de doenças e desequilíbrios do couro cabeludo e dos cabelos. Os tipos de óleo utilizados vão depender da condição do paciente, pois os óleos essenciais possuem ação antisséptica, cicatrizante, anti-infecciosa e estimulante do couro cabeludo.
A aplicação por massagem favorece a absorção dos óleos pela superfície do couro cabeludo. Os óleos essenciais que podem auxiliar no tratamento de cabelos secos são o cedro, camomila, sálvia-esclaréia e lavanda. Já para os cabelos oleosos recomenda-se os óleos de bergamota, limão, junípero, cipreste, ylang-ylang e patchouli. O óleo de alecrim é utilizado contra a queda dos fios e o óleo de tea tree é um aliado contra a caspa e piolhos.
Planta muito conhecida na Europa, a bardana (Arctium lappa) sempre foi utilizada para combater gastrite, insônia, retenção de líquidos e aumento dos níveis de glicose no sangue, pois possui ação anti-dispéptica, alcalinizante, diurética, hipoglicemiante, depurativa e sudorífera.
É utilizada como tônico capilar seja na forma de óleo essencial ou da decocção das raízes.
O óleo essencial de bardana acalma a sensibilidade do couro cabeludo, combate a caspa e controla o excesso de oleosidade. Além disso, possui propriedades adstringentes e estimula a microcirculação no couro cabeludo, atuando contra a queda de cabelo.
Para obter os efeitos benéficos desta planta basta diluir 3 gotas do óleo essencial em 30 ml de shampoo neutro. Aplique o shampoo na cabeça e massageie bem o couro cabeludo com movimentos circulares por alguns minutos.
A proteína de arroz é um antioxidante natural conhecido das mulheres chinesas e japonesas há milênios para tratar da pele e dos cabelos. O arroz contém aminoácidos, ingredientes que formam as proteínas, importantes para a construção e hidratação da cutícula dos fios de cabelo. Assim, o óleo da proteína de arroz suaviza, hidrata e dá volume aos fios, pois retém a umidade na cutícula.
Além disso, a proteína de arroz proporciona maior proteção da cor nos cabelos tingidos, já que forma um filme de proteção a agentes externos, evitando que impurezas repousem sobre a haste capilar no couro cabeludo.
Para fortificar os cabelos, basta adicionar 1 gota do óleo essencial de proteína de arroz em 1 colher de sopa de creme de pentear e misturar. Aplique no comprimento e pontas dos cabelos depois de lavar com shampoo e condicionador e modele como de costume.
Utilizada pela medicina da Ásia oriental desde os tempos antigos, o ginseng (Panax ginseng) é uma raiz medicinal e estimulante do sistema nervoso, que ativa a circulação, melhora a disposição mental e estimula o apetite.
Essa raiz também atua contra a queda de cabelo, pois tonifica o couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável dos fios ao estimular o fluxo sanguíneo para essa região. Além de vitaminas do complexo B, o ginseng possui saponinas, que produzem um forte efeito anti-inflamatório e antibactericida, que auxiliam na redução da inflamação e no combate e prevenção da caspa.
A melhor forma de colher os benefícios dessa planta para as madeixas é utilizar o óleo essencial. Basta misturar 1 colher de chá do óleo essencial de ginseng em 2 colheres de chá do shampoo neutro e lavar o cabelo com essa mistura. Massageie o couro cabeludo e deixe agir por 3 minutos, depois enxágue bem e aplique o condicionador ou máscara de tratamento no comprimento dos fios.
Se a queda de cabelo continuar após um bom tempo de uso destes tratamentos naturais, é hora de procurar um especialista. Como cada caso de queda de cabelo tem suas particularidades que exigem investigação, é preciso investir no diagnóstico do problema. Os profissionais habilitados para tanto são médicos dermatologistas e tricologistas.
Recupere a saúde e vitalidade do seu cabelo! O Centro de Tecnologia Capilar foi criado para ajudar você que se sente incomodado com a queda dos fios. O CTC conta com um grupo de profissionais altamente qualificados e tecnologias avançadas no diagnóstico e no tratamento de queda capilar, tais como a tricoscopia diagnóstica, o capacete e o pente de led, terapias que estimulam o aumento do fluxo sanguíneo e a multiplicação celular, fornecendo mais oxigênio e nutrientes para o bulbo, além da microinfusão medicamentosa, da sucção a vácuo, e da mesoterapia capilar.
Descubra qual é o melhor tratamento para você! Acesse o site e marque sua consulta no Centro de Tecnologia Capilar.