Você já se perguntou se aquele tufo de cabelo na escova ou aqueles fios caídos no chão eram excessivos? Quem nunca?
A queda do cabelo é natural de 50 a 100 fios diários, mas se você muitas vezes ao pentear o cabelo ou ao tomar banho, percebe o quanto seu cabelo tem caído, fique atento, pois isso pode ser um sinal de alerta de que algo não está bem.
A queda de cabelo não é só por conta da idade. Existem inúmeras causas para a queda capilar, inclusive pessoas que tiveram Covid -19 persistente (ou “covid longa”). Segundo pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, México e Suécia, que analisaram 48 mil pacientes, 25% acometidos pela Covid -19, apresentaram perda de cabelo.
Então, se você está passando por essa situação, confira os principais motivos da queda de cabelo intensa e como você pode evitar essa situação.
Boa leitura!
Confira a seguir quais são as principais causas para a queda de cabelo intensa.
A saúde capilar é afetada 100% pela nossa alimentação. Se a alimentação for ruim, nosso sistema imunológico fica fragilizado, diminuindo a absorção de nutrientes e vitaminas, como ferritina e vitamina D, que são essenciais para a saúde do couro cabeludo. Mas fique tranquilo, pois há tratamentos para reverter essa situação. Nesse caso, o ideal é consultar um médico.
O estresse e a ansiedade são causas que agravam a queda de cabelo, sendo um dos principais motivos desse problema. Ao ter um episódio de estresse agudo, por exemplo, pode se desenvolver o que chamamos de eflúvio telógeno, ou seja, o cabelo simplesmente para de crescer e começa a cair depois de 3 meses do evento traumático. Por isso, fique atento a sua saúde mental e procure ajuda de especialistas caso você esteja estressado ou sofrendo com níveis de ansiedade fora do comum.
Sentiu que seu cabelo está mais fraco ou quebradiço? Saiba que isso é comum e acontece com muitas mulheres tanto na gravidez, quanto no pós-parto. Isso pode acontecer tanto pelo estresse da situação quanto pelas alterações hormonais que acontecem no organismo. Então, não é momento de pânico, mas sim de muita conversa e acompanhamento com seu médico
Sim, infecções por fungos ou micose causam queda excessiva de fios se não forem tratadas corretamente, além de causar coceira intensa. Doenças autoimunes, infecciosas ou metabólicas também fazem com que os folículos capilares não funcionem corretamente. O ideal é que você procure um dermatologista para saber qual o tratamento mais indicado no caso de queda capilar por fungos.
Além do cansaço excessivo, a anemia também atinge a saúde do couro cabeludo, tornando assim os fios mais fracos pela falta de nutrientes. A anemia é causada pela falta de ferro, que além da má alimentação, pode surgir também por outros fatores, como a má absorção de vitaminas pelo próprio organismo.
A menopausa, que é um processo natural de envelhecimento da mulher, causa uma alteração hormonal que faz com que o cabelo caia mais do que o normal, pela falta da produção do estrógeno. No caso do homem, a andropausa é a diminuição da produção da testosterona, no qual, a calvície se torna muito mais comum.
Alguns medicamentos estão diretamente ligados à queda de cabelo. Remédios como antidepressivos, remédios para pressão, anticoagulantes, são medicamentos que principalmente no início do tratamento ou por serem utilizados por muito tempo causam a perda de fios. Outros medicamentos que podem causar esse tipo de situação incluem o lítio, ibuprofeno, metotrexato, heparina, acitretina, colchicina, anfetaminas e medicamentos contra o câncer, por exemplo.
Tintura no cabelo, alisamentos, todos os químicos que você utiliza em seu cabelo de forma excessiva, causa o enfraquecimento do fio, fazendo com que se tornem mais secos e quebradiços, levando assim a queda. Mas fique atento pois o oposto também pode prejudicar os seus fios. Um exemplo disso é se você possui um cabelo oleoso mas não usa um shampoo adequado.
As alterações hormonais acontecem em vários momentos da nossa vida. Como por exemplo na adolescência, na gravidez, na menopausa, andropausa, sendo assim uma causa significativa de queda de cabelo. No caso de mulheres com ovários policísticos, ou que tenham trocado a pílula anticoncepcional também podem apresentar queda dos fios.
A tireóide é uma glândula extremamente importante para o funcionamento de todo nosso corpo. O hipotireoidismo acontece quando a tireóide está desregulada, fazendo com que hormônios como o T3 e T4 sejam produzidos em quantidade insuficiente para o bom metabolismo, ou seja, os fios crescem devagar, mais finos, secos e sem brilho, causando a queda.
Para todo problema há uma solução, e no caso da queda de cabelo, existem inúmeros tratamentos para cada situação, então não se apavore. Se você acredita que está sofrendo com a queda de cabelo intensa, apresentamos alguns dos tratamentos mais comuns.
O transplante capilar é uma das técnicas mais conhecidas para a calvície. O procedimento em si é simples, no qual consiste na transferência de folículos pilosos, que são responsáveis pelo crescimento dos fios, para áreas sem cabelo. Ou seja, um processo cirúrgico no qual os fios são retirados de uma região onde há cabelo para uma região onde não há cabelo.
O laser de baixa potência ou fototerapia capilar, utiliza um laser de baixa frequência para melhorar a qualidade, força e espessura dos fios. Ao usar o laser de baixa potência, a regeneração e a vascularização são estimuladas e assim melhoram pouco a pouco a queda de cabelo.
A principal diferença entre implante capilar e transplante capilar, é que no procedimento cirúrgico do implante, são utilizados cabelos artificiais. Os fios sintéticos são enxertados na área da calvície fazendo com que o resultado seja mais imediato do que o transplante capilar. Apesar do resultado imediato, no qual muitas pessoas desejam, os fios podem começar a cair depois de um determinado tempo, já que o organismo passa a rejeitar o material usado.
Como você notou, há inúmeras causas para a queda de cabelo e para cada situação um tratamento ideal. Por isso é extremamente importante você procurar um dermatologista para avaliar o seu caso e indicar qual o melhor tratamento.
Crédito da imagem:People man photo created by gpointstudio – www.freepik.com