Você sabia que 25% das mulheres e 40% dos homens sofrem de alopecia, conhecida popularmente como queda de cabelo, antes mesmo de chegar aos 40 anos? Após essa idade o problema tende a se intensificar ainda mais.
Segundo especialistas, é normal perdermos de 100 a 150 fios diariamente. Isso acontece porque o nosso couro cabeludo se alterna constantemente entre três fases: anágena (crescimento dos fios), catágena (pausa) e telógena (queda).
Mas quando o volume de fios caindo ultrapassa esse limite, é sinal de que devemos ficar atentos, porque há algo de errado com nossa saúde capilar.
As pessoas costumam achar que a genética é a única culpada por esses problemas. Mas existem outros fatores, relacionados ao estilo de vida, que também influenciam na questão. Hoje vamos explicar quais são as principais causas da queda de cabelo entre os homens e as mulheres.
1) GENÉTICA: Há um mito de que a genética materna é a responsável pela calvície, mas isso não é verdade. Se há casos no lado paterno da família, você corre perigo de herdar o problema também. Existindo dos dois lados, o fator de risco aumenta. Mesmo que seu pai e mãe tenham bastante cabelo, você não está 100% seguro, pois às vezes a calvície pode pular gerações.
2) NUTRICIONAL: Outra causa comum da alopecia é o fator nutricional.Uma alimentação ruim pode gerar deficiência em certos nutrientes importantes, especialmente a ferritina, provocando um quadro de anemia. Isso vai fragilizar seu cabelo e, assim, ele vai cair mais rapidamente.Também existe a possibilidade de você comer bem e seu organismo não fazer uma boa absorção das vitaminas. Neste caso, o médico deve receitar suplemento oral.
3) EMOCIONAL: Num mundo cada vez mais corrido, o fator estresse é um dos grandes vilões da saúde capilar. Se você sofre de ansiedade ou depressão, a chance aumenta bastante de ter queda de cabelo. E, caso você tenha o fator genético, o emocional pode acelerar o processo e fazer a calvície se manifestar mais cedo.
4) HORMONAL: A alteração hormonal é outro elemento que pode provocar a alopecia. Ainda mais quando o hormônio afetado são os andrógenos, como a testosterona. Quando há um aumento repentino dessa substância em nosso organismo, a tendência é que haja queda de cabelo, seja em homens ou mulheres.
5) FATORES EXTERNOS: O excesso de calor causado pelo secador, chapinha ou banho quente intensifica a queda dos fios de cabelo. Além disso, penteados com muita tração (como coque ou trança) são prejudiciais à saúde capilar. E, por fim, há a questão dos produtos. Caso você utilize química em excesso, isso enfraquece o seu cabelo. Mas o extremo oposto também é perigoso. Se você tem cabelo oleoso e não usa um shampoo adequado a ele, os fios vão cair mais.
Essas são as cinco maiores causas da alopecia: genética, nutricional, emocional, hormonal e fatores externos. Elas podem provocar a queda de cabelo sozinhas e, quando há uma somatória dos fatores, o problema costuma ser mais sério.
A boa notícia? Há solução. Esses problemas podem ser controlados, ou até mesmo solucionados, com o auxílio de um médico especialista. Se você acredita estar sofrendo de alopecia, agende a sua consulta no CTC neste link e nossa equipe vai ajudá-lo a investir as causas da queda, para buscar uma solução que leve à melhora da sua saúde capilar.