Quando o assunto é queda de cabelo, muitas pessoas acreditam que a genética é a a única inimiga. Mas pouca gente sabe que há vários outros fatores que podem causar a alopecia. Este é o nome técnico dado à perda parcial ou total dos fios de cabelo. Já falamos sobre o assunto em outro artigo aqui no site. Mas para resumir, os principais fatores são:
➤ Genética– Se houver casos de calvície no lado materno e paterno da família, o risco de você desenvolver é maior.
➤ Emocional– O estresse, a ansiedade e a depressão aumentam muito a chance do cabelo cair excessivamente.
➤ Hormonal– Alterações hormonais podem provocar a alopecia, especialmente aquelas envolvendo a testosterona.
➤ Fatores externos– Como o calor excessivo do secador ou utilização de produtos químicos em excesso no couro cabeludo.
➤ Nutricional– A deficiência de certos nutrientes enfraquece a nossa saúde capilar, resultando na perda de fios.
No texto de hoje vamos falar sobre a questão nutricional. Mais especificamente, os efeitos da falta de Vitamina D em nosso organismo. Segundo um levantamento, em torno de 80% das pessoas que vivem em ambientes urbanos têm deficiência deste nutriente, que é obtido principalmente pela exposição solar. O que não chega a ser uma surpresa. Afinal, passamos a maior parte do dia fechados no escritório ou em casa.
Só que a carência de Vitamina D provoca uma série de complicações em nossa saúde. A maior delas diz respeito aos ossos, que ficam mais fragilizados, aumentando a chance do desenvolvimento de osteoporose. O nosso sistema imunológico também é enfraquecido pela falta de Vitamina D. Ainda por cima, isso nos causa uma sensação de fadiga crônica, entre outras coisas.
Estudos recentes revelaram, além de tudo, que uma outra área particular do nosso corpo sofre bastante pela deficiência de Vitamina D: o couro cabeludo. Esse é um problema que acelera e potencializa a queda de cabelo. Mas a boa notícia é que há tratamentos modernos para reverter esse quadro.
Uma alternativa clássica é fazer suplementação oral com o acompanhamento de um médico, que pedirá um exame da Vitamina D para então receitar a dosagem adequada para cada situação, caso seja necessário é claro. E outra opção, que tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos tempos, é a injeção de Vitamina D, pois a sua ação é mais rápida para equilibrar o nutriente em nosso organismo.
Seja lá qual caminho a ser seguido, é essencial que um médico especializado seja consultado, já que a automedicação pode trazer sérios riscos à saúde. Se você acredita que seu cabelo está caindo mais do que o normal, aqui no CTC temos uma equipe especializada em alopecia, preparada para investigar e atender os mais diversos casos de queda capilar, com tratamentos de última tecnologia. Acesse este link para agendar sua consulta.